Programa de Acompanhamento de Egresso (PAE)

Prezad@s,

A UNIPAMPA vem buscando, por meio de pesquisas junto aos ex-alunos formados, avaliar o desempenho dos cursos de graduação e de pós-graduação da instituição sobre a qualidade da formação e impacto na inserção profissional do egresso no mercado de trabalho. Assim, a participação dos Egressos de 2016-2017 é de extrema importância para auxiliar na qualificação da Universidade, bem como do Curso de Enologia. Vocês receberão, a partir do início de setembro, no seus e-mails o link para o acesso. Participem!!!

Segue o link com maiores informações.

DEFESAS DE TCCs de 2018 DO CURSO DE ENOLOGIA – BACHARELADO – ATUALIZADA

DEFESAS DE TCCs DO CURSO DE ENOLOGIA – BACHARELADO

Inicia-se no dia 30/11 as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do Curso de Enologia do ano de 2018. No arquivo em anexo constam as informações necessárias para aqueles que têm interesse em acompanhar. Nos próximos dias iremos atualizar com datas  e horários de outras defesas.

Lembramos que é uma audiência pública, desta forma todos os alunos que pretendem  assistir são bem vindos.

Lista final TCC Enologia

Primeiro dia de Campo da Enologia em 2017.

Ocorreu no dia 08 de fevereiro de 2017 nas dependências da UNIPAMPA, Campus Dom Pedrito, o 1º Dia de Campo da Enologia em 2017. Neste evento, foi apresentado pela EMBRAPA Uva e Vinho de Bento Gonçalves e pela empresa Monofrio o equipamento denominado Suquificador a produtores rurais, alunos e servidores da Universidade. O evento teve como objetivo difundir uma nova tecnologia para produção de sucos integrais, esta indicada para pequenos produtores e que atende a legislação que regula a produção destes tipos de sucos. As atividades iniciaram com a explanação do Pró-reitor Adjunto da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXT), Prof. Rafael Lucyk Maurer, que falou sobre a importância de eventos que envolvam a comunidade e do compromisso da PROEXT em ser parceira destas atividades.  Na sequência o Sr. João Carlos Taffarel, supervisor do setor de prospecção gestão e avaliação de tecnologias da Embrapa Uva e Vinho e o Sr. Hygino Bitarello, diretor da empresa Monofrio, abordaram questões técnicas, econômicas e financeiras do equipamento aos participantes.

Foto 1: Explanação do Prof. Rafael Maurer.

Foto 2: Apresentação do Suquificador

Na segunda parte da atividade, esta realizada na vinícola experimental da UNIPAMPA, foram elaborados, com auxílio dos acadêmicos do curso de Enologia, um suco integral e uma termovinificação, tendo a finalidade de demonstrar aos participantes as funcionalidades e as características operacionais do equipamento. Este evento, que foi iniciativa da Coordenação do Curso de Enologia, contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas e recebeu o apoio da PROEXT.

Foto 3: Desengace das uvas.

Foto 4: Preparo do suco

Foto 5: Envase dos suco

Foto 6: Termovinificação.

Para maiores informações sobre o Suquificador é só acessar o link abaixo.

ABERTURA DO PERÍODO DE DEFESAS DE TCC.

Prezad@s

Estamos iniciando mais um período destinado a defesas de TCC no curso de Enologia. Desta forma, apresentamos a PRÉVIA dos trabalhos a serem apresentados.

Dia 20.11 já teremos as primeiras bancas. Lembramos que todas as defesas podem ser acompanhadas por quem tiverem interesse, assim fica o convite a todos.

Caso alguém identifique alguma coisa que necessite mudança, favor avisar o Prof. Fernando.

5º Jantar de Hamonização

Unipampa realizará a 5ª edição do Jantar de harmonização, em parceria com o restaurante Cumbuca e com a associação de produtores rurais de Dom Pedrito, através do projeto Conhecendo o Vinho, coordenado pela Prof. Renata Zocche, será realizado no dia 22 de outubro no restaurante Cumbuca.

jantar 1 asdfasdfasdfa

Fotos do primeiro jantar de Harmonização (2011)

primeira segunda

Convite do segundo jantar de Harmonização (2012)

jantar 2jantar_unipampa3

Fotos do segundo jantar de Harmonização (2012)

terceiroterceiro

Foto do Terceiro jantar de Harmonização (2013)

jantar 4quarto jantar

Fotos do quarto jantar de Harmonização (2014)

XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia

O XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia, será realizado juntamente com o XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia de 3 a 7 de novembro de 2015, em Bento Gonçalves – RS. Serão apresentados trabalhos nas áreas de Viticultura, Enologia e Economia Vitícola. Foram submetidos 370 trabalhos para o congresso.

Os trabalhos ainda estão sendo corrigidos e os resultados estão sendo divulgado parcialmente, o curso de Enologia já tem diversos trabalhos aprovados em diferentes áreas da viticultura e da enologia.

Site do Evento: